Se você vai comprar imóvel é necessário diversos cuidados para não cair em golpes, pois o mercado imobiliário é uma das áreas mais visadas por fraudadores.
Os golpistas não tem limites quando o assunto é estratégias para tirar proveito de pessoas que sonham em comprar a casa própria.
A lista de fraudes imobiliárias é extensa e a cada dia golpistas aprimoram suas técnicas, como muito se vê no noticiários.
As fraudes imobiliárias são diversas práticas ardilosas utilizadas por golpistas para convencer suas “vítimas” a fecharem negócios.
Para evitar cair em golpes fique atento aos sinais de que a compra do imóvel que você tanto deseja não seja uma cilada.
É importante também estar assessorado por advogado de sua confiança, especialista em Direito Imobiliário, a fim de minimizar as chances de problemas e prejuízos futuros.
Por isso, elaboramos as dicas abaixo para te ajudar na compra ou venda de seu imóvel.
A IMPORTÂNCIA DO CONTRATO NA COMPRA E VENDA DE IMÓVEIS
3 DICAS PARA NÃO CAIR EM GOLPES
Para a maioria das pessoas comprar um imóvel é realizar um sonho.
Aqueles que buscam por um imóvel ao encontrarem, dentre as inúmeras opções que o mercado oferece, enchem-se de expectativa e emoção.
Porém, é preciso estar ciente de que a compra e venda de imóveis é um processo que envolve muitos riscos.
As possibilidades de golpes são diversas, dentre elas documentação falsa e até a falta de autorização de um dos proprietários do bem.
É preciso ficar atento, pois dependendo do tipo da fraude, pode envolver inclusive a atuação de incorporadoras, construtoras e administradoras.
Abaixo nossas dicas para você:
Dica 1 – Anúncio Falso
Atualmente, o jeito mais prático e cômodo de procurar um imóvel para compra, venda ou aluguel é através da internet.
Com poucos cliques sua tela enche de anúncios de imóveis disponíveis para você escolher o que melhor lhe agrada.
No entanto, sempre desconfie de anúncios sem fotos, endereços incompletos, preços muito abaixo do mercado ou que solicitam depósito prévio de dinheiro.
Verifique também se o site é confiável, se no anúncio há erros de digitação, se é particular ou de imobiliária e tenha atenção redobrada com anúncios em redes sociais.
Dica 2 – Documentação Falsa
Quando tratamos de imóveis, a primeira atitude é a análise da certidão de propriedade desse imóvel (matrícula ou transcrição).
Você consegue este documento no Cartório de Registro de Imóveis do local onde o imóvel está localizado, é nele que constará o nome do real proprietário(s).
Hoje em dia é possível fazer esta solicitação via online, podendo receber o documento em arquivo digital ou retirando via física no próprio cartório.
É importante que a matrícula seja atualizada, ou seja, um prazo máximo de 30 dias para que seja possível uma análise mais real da situação do imóvel.
Dica 3 – Falta de Autorização de um dos Proprietários
Se você identificou que na matrícula do imóvel consta como proprietário mais de uma pessoa, para a concretização do negócio, será necessário a anuência de todos.
A cada dia há mais casos de anúncios de imóveis para venda em que nem todos os proprietários estão de acordo.
Em muitos casos, cônjuges, companheiros e herdeiros só ficam sabendo que foi realizada a venda do imóvel quando alguém aparece se identificando como novo proprietário.
Inclusive, há casos em que o vendedor até apresenta uma procuração, porém descobre-se que a procuração ou assinatura de um dos proprietários é falsa.
VAI FINANCIAR UM IMÓVEL? DICAS E DOCUMENTAÇÃO AQUI
Atenção…
Estas dicas irão lhe ajudar a não cair em golpes mas não bastam.
Isso porque, na compra e venda de imóvel existem muitas outras cautelas para observar antes de concretizar o negócio e realizar qualquer pagamento ao vendedor.
Se você foi vítima de um golpe, realize um boletim de ocorrências imediatamente e, se realizou algum pagamento, contate seu banco para tentar bloquear a transação bancária.
Os golpistas cada vez mais tem preferência por pagamentos via PIX, já que o dinheiro entra direto na conta e muitas vezes diminui as chances de reaver pagamentos “indevidos”.
Há medidas processuais e administrativas que viabilizam, por exemplo, a identificação do IP (Protocolo de Internet) permitindo abertura de investigação.
No entanto, na prática, ocorrem situações em que as vítimas não conseguem recuperar valores e evitar os prejuízos do golpe em que caíram.
Em caso de dúvidas, procure um advogado especialista em direito imobiliário de sua confiança para entender seus direitos.
O advogado especialista conhece todos os detalhes técnicos da área imobiliária e tem segurança do que pode e não pode ser feito em cada caso.
Portanto, ele vai direto ao ponto e agiliza os procedimentos necessários.
PRECISA DE ASSESSORIA PARA COMPRAR, VENDER OU ALUGAR SEU IMÓVEL? TEM OUTRAS DÚVIDAS OU PRECISA DE MAIS DETALHES?
Agende sua consulta online e utilize os benefícios de nossos serviços para o seu caso clicando AQUI.
Para descobrir mais conteúdos siga meu perfil no Instagram: @simonegoncalves.com.br
Simone Gonçalves, Advogada Especialista em Direito Imobiliário e Condominial