5 Vantagens em Alugar Imóveis direto com o Proprietário

Quem precisa mudar de cidade ou apenas de um ou mais imóveis tem muitos desafios pela frente.

Além de precisar encontrar a moradia ideal dentre as disponíveis no mercado, existem os entraves decorrentes das inúmeras exigências das imobiliárias.

Além dos critérios serem cada vez mais restritos, é muito comum que as opções diminuam consideravelmente na busca por imóveis para alugar em Curitiba, por exemplo.

Isso acontece porque as imobiliárias têm diversos procedimentos que são inflexíveis, assim, quando um cadastro é reprovado, é difícil conseguir negociar com a mesma empresa.

Por conta disso, dentre outras situações, muitas pessoas optam por realizar a locação de imóveis direto com o proprietário.

Mas será que essa é uma negociação segura?

5 Vantagens em Alugar imóveis direto com o proprietário

Para que você tire suas dúvidas a respeito de um contrato realizado sem intermediários, veja as vantagens abaixo:

– É menos burocrático

Alugar um imóvel através de imobiliárias é um grande exercício de paciência, pois além da vasta documentação a ser apresentada, o candidato a inquilino ainda precisa contratar seguro-fiança ou ir em busca de um fiador.

Tudo isso, além de ocupar tempo, acaba, muitas vezes, dificultando a aprovação do nome do interessado e, consequentemente, a assinatura do contrato.

Atualmente, uma exigência comum são holerites e comprovantes de “score” bancário.

Ocorre que, hoje em dia, muitas pessoas estão negativadas, fato este que nem sempre implicará, na prática, a inadimplência no pagamento do aluguel.

Diante de situações como esta, em muitos casos as imobiliárias exigem a caução de valores altos, podendo chegar 10 (dez) vezes o valor da locação.

– Acessibilidade Financeiramente

Geralmente, buscar apartamentos para alugar direto com o proprietário custa menos do que transações realizadas por intermédio de corretor ou de imobiliária.

Isso porque os profissionais cobram taxas de serviços que ficam “embutidas” no valor do aluguel.

Além disso, uma imobiliária precisa pagar os custos com instalações, salários dos funcionários e diversas outras obrigações de uma empresa.

Logo, alugando direto com o proprietário, o inquilino fica isento de diversos valores pagando somente o real valor do imóvel.

Isso evita que você coloque seu dinheiro em um imóvel muitas vezes superfaturado!

Uma dica é pesquisar valores de imóveis semelhantes na mesma região de interesse, protegendo assim suas finanças e evitando que você caia em golpes.

É protegido pela lei

As partes envolvidas em contratos de locação estão protegidas pela legislação.

A partir do momento em que o contrato é assinado, tanto locador quanto locatário tem direitos e deveres como se a transação tivesse ocorrido através de uma imobiliária.

Como por exemplo, o locatário continua responsável pelo estado de conservação do imóvel e também está sujeito a multas e demais penalidades em caso de inadimplência.

Tudo depende do contrato assinado, por isso atenção às cláusulas contratuais, principalmente as especiais, geralmente, as mais importantes.

Ainda, é essencial ter cuidado com o documento da vistoria em imóvel alugado, já que nela constarão todas as informações sobre o estado e conservação do imóvel a ser locado.

Logo, um contrato bem elaborado evita que o proprietário saia no prejuízo na hora de recuperar o imóvel, assim como, também evita que o locatário pague valores que não tenham sido contratados.

– A negociação é flexível

Quando você tem a sorte de encontrar o imóvel ideal para locação direto com o proprietário, tudo se torna mais fácil!

Isto porque, você tem a oportunidade de negociar com mais flexibilidade, desde que de acordo com a lei.

A vantagem é que com uma boa conversa e um bom poder de persuasão é possível conseguir descontos no valor do aluguel ou até mesmo “abatimento” por tempo determinado, depende de cada caso.

Outra vantagem desta flexibilidade é que o locador pode abrir mão dos aluguéis antecipados, já que, tanto você como ele busca fechar o negócio.

Como se vê, no aluguel direto com o proprietário, a maioria dos requisitos contratuais pode ser negociada, desde que  ao locador perceba tratar-se de negociação confiável.

– Possibilidade de Acordo

Ninguém busca alugar um imóvel pensando em atrasar o pagamento, porém , sabemos que imprevistos podem acontecer.

No caso das imobiliárias, qualquer atraso implica em juros e multas, já na modalidade direto com o proprietário, essas sanções, como vimos, podem ser negociadas.

É possível você sentar para conversar com seu locador e explicar a sua situação, evitando despejos e multas exageradas.

Há casos em que o proprietário pode até permitir que você parcele os valores atrasados evitando assim que a dívida se acumule, afinal, ele também quer receber o dinheiro devido.

Com as imobiliárias isso não é possível, já que o pagamento é feito para as próprias administradoras.

Embora as imobiliárias tentem democratizar o processo de locação, as exigências ainda são muitas e continuam dificultando a vida daqueles que não tem fiador ou alta quantia para depósito adiantado.

Assim, por estas razões, dentre outras, alugar imóveis direto com o proprietário é uma opção vantajosa e mais tranquila.

Veja aqui como encontrar casas para alugar em Curitiba direto com o proprietário!

** Autora Convidada: Ana Beatriz Pinto – ana@chavesnamão.com.br

_______________________________________________________________________________________________________________

É proprietário de imóvel e ficou com dúvidas? Procure um advogado especialista em direito imobiliário de sua confiança para entender seus direitos.

O advogado especialista na área imobiliária possui amplo conhecimento dos detalhes técnicos e tem segurança do que pode e não pode ser feito em cada caso.

Precisa de assessoria para comprar, vender ou alugar seu imóvel? Tem outras dúvidas ou precisa de mais detalhes? 

Agende sua consulta online e utilize os benefícios de nossos serviços para o seu caso clicando AQUI.

Para descobrir mais conteúdos siga meu perfil Instagram: @simonegoncalves.com.br

Simone GonçalvesAdvogada Especialista em Direito Imobiliário e Condominial.