Vai financiar um imóvel? Dicas e Documentação AQUI

Apesar de ser mais complexo que o financiamento de automóveis, não podemos negar que o financiamento de imóveis é uma das melhores opções para quem deseja conquistar uma casa em condomínio , por exemplo.

Seja diretamente com a construtora ou através de instituição financeira, antes de assinar o contrato e adquirir sua carta de crédito é necessário entender que o processo de amortização dos juros e quitação das parcelas é longo, comprometendo parte significativa da sua renda por vários anos.

Ter pleno controle da sua situação financeira, conhecer os valores das parcelas, programar a entrada, controlar suas dívidas e estar preparado para imprevistos são imprescindíveis para garantir a responsabilidade  a ser assumida.

O financiamento é um grande aliado na hora de comprar um apartamento  , casa ou terreno.

E para consegui-lo é necessário passar por algumas etapas, como apresentação dos documentos necessários para a entrada no pedido de financiamento.

Certamente esta é a fase mais importante, pois garante à instituição financeira que o interessado terá condições de pagar pelo financiamento e que o próprio imóvel poderá ter seu valor dividido em parcelas.

Há diversos documentos exigidos na contratação de um financiamento de imóveis, sendo que, primeiramente, é necessário apresentar a documentação de crédito para aprovação da instituição financeira.

Após a aprovação do crédito, é necessário entregar à instituição financeira a documentação do imóvel para saber se este pode ou não ser financiado.

E, por fim, deve-se entregar a documentação do atual proprietário do imóvel para garantir que tudo esteja em ordem com o bem em questão.

Está pensando em fazer um financiamento para comprar aquele apê tão sonhado? Confira abaixo informações sobre o processo e a documentação necessária para você fechar negócio!

Como são realizados os Financiamentos Imobiliários?

Os financiamentos de imóveis podem ser realizados em instituições financeiras públicas ou privadas por meio de programas de governo como o Minha Casa Minha Vida.

Além disso, é possível conseguir crédito pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e o pró-cotista do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Em cada modalidade há requisitos a serem preenchidos pelos solicitantes, tal qual um financiamento de automóvel.

No programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, existem faixas de renda que limitam o valor máximo para o financiamento do imóvel.

Já no pró-cotista, o interessado deve ter, pelo menos, três anos de trabalho consecutivos sob o regime do FGTS.

Cabe ressaltar que, antes de liberar qualquer valor para um financiamento, as instituições financeiras seguem algumas etapas básicas. São elas:

– recebimento da documentação solicitada;
– análise de crédito;
– avaliação do imóvel;
– assinatura de contrato;
– registro do imóvel no cartório competente.

Documentação exigida pela Caixa Econômica Federal – CEF

A lista de documentos exigidos pela Caixa Econômica Federal são: RG, CPF, comprovante de endereço, comprovante de estado civil e comprovante de renda original, conforme o caso.

Em relação aos assalariados, é preciso apresentar a “holerite”.

Quanto aos profissionais autônomos, é necessário entregar à instituição financeira: contrato de prestação de serviços, declaração do Imposto de Renda, declaração do sindicato da categoria, recibo de recebimento de trabalhos prestados ou a declaração comprobatória de recepção de rendimentos (Decore) realizada por um contador.

Para os trabalhadores informais ou aqueles que não tenham conta em instituições financeiras é necessário: certidão conjunta negativa de débitos relativos a tributos federais e dívida ativa da união, certidão negativa de propriedade do imóvel, caso o financiamento utilize recursos do FGTS ou o Plano Minha Casa, Minha Vida.

Assim como nos demais financiamentos, a instituição financeira também poderá realizar análise cadastral dos solicitantes.

Logo, se o futuro comprador estiver com o nome negativado em algum dos Órgãos de Proteção ao Crédito, o financiamento não será aprovado.

Dicas para quem pretende vender um imóvel

O vendedor precisa estar atento ao seu estado civil, pois caso seja casado ou esteja em uma relação estável, seu cônjuge deve apresentar documentos que comprovem que este está ciente e concorda com a venda.

Se o imóvel for bem comum, ambos devem apresentar a documentação já referida. Cada caso é analisado individualmente e um bom profissional pode te ajudar nisso!

Financiar um imóvel exige muita atenção em cada processo/etapa. Planeje-se com antecedência e busque todas as informações necessárias para fazer o melhor negócio.

Dicas para quem pretende comprar um imóvel

Antes de buscar a instituição financeira que você deseja, é fundamental verificar a documentação que será exigida durante o processo.

Cada instituição financeira e cada tipo de financiamento disponível no mercado costuma ter exigências específicas.

É aconselhável, portanto, pesquisar de forma detalhada cada item da lista do financiamento pretendido, para ter certeza que você está apto a cumprir com os requisitos exigidos.

Redação Chaves na Mão –  [email protected]

Em caso de dúvidas, procure um advogado especialista em direito imobiliário de sua confiança para entender seus direitos.

O advogado especialista conhece os detalhes técnicos da área imobiliária e tem a prática necessária para uma atuação segura do que pode e não pode ser feito em cada caso.

PRECISA DE ASSESSORIA PARA COMPRAR, VENDER OU ALUGAR SEU IMÓVEL? TEM OUTRAS DÚVIDAS OU PRECISA DE MAIS DETALHES? 

Agende sua consulta online e utilize os benefícios de nossos serviços para o seu caso clicando AQUI.

Para descobrir mais conteúdos siga meu perfil no Instagram: @simonegoncalves.com.br

Simone GonçalvesAdvogada Especialista em Direito Imobiliário e Condominial

setembro 23, 2024 Nenhum comentário

Leia mais »

Saiba se o Condômino que faz Acordo pode Votar em Assembleia

setembro 17, 2024 Nenhum comentário

L