O financiamento imobiliário é um dos principais meios de pagamento quando o assunto é compra e venda de imóveis, no entanto, para análise e aprovação os bancos exigem uma lista de documentos.
Financiar um imóvel pode ser um processo bem mais simples do que imagina, inclusive em termos burocráticos.
Nesse artigo vamos abordar a lista de documentos exigidos para análise de crédito de financiamento imobiliário, a qual não é longa e, felizmente, não é complexa de se obter.
Para aumentar as chances de ter seu financiamento aprovado e não perder o imóvel dos sonhos a dica é ter os documentos antes ou assim que começar o processo de buscar seu imóvel novo.
Caso haja no caminho do seu financiamento a necessidade de documentos que nunca emitiu, como por exemplo, extrato do FGTS, saiba que a burocracia está a seu favor, pois o correspondente ou banco geralmente se encarregar de obter.
Veja abaixo, a lista dos documentos básicos exigidos para pessoas físicas e pessoas jurídicas, assim como os adicionais necessários caso você vá utilizar seu saldo do FGTS em seu financiamento imobiliário.
Importante ressaltar que se trata de uma lista básica de documentos para um financiamento imobiliário, mas é possível que seu agente financeiro(correspondente) exija outros, além dos imprescindíveis.
VAI COMPRAR IMÓVEL? 3 DICAS PARA NÃO CAIR EM GOLPES – Clique Aqui
Documentos obrigatórios do imóvel
Para solicitar um financiamento imobiliário, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas, devem indicar o imóvel em questão, ou seja, especificar o imóvel objeto da negociação.
Por isso, os as instituições financeiras exigem dois documentos essenciais:
– Matrícula atual do imóvel;
– Certidão do IPTU do imóvel;
Documentos necessários para Pessoa Física
Se você deseja solicitar financiamento imobiliário como pessoa física, isto é, pelo número do seu CPF, deve apresentar os documentos abaixo:
– Documento de identificação (RG/CNH e CPF);
– Certidão de nascimento (se solteiro);
– Certidão de casamento (se casado/a ou em união estável);
– Documentos pessoais do cônjuge (caso se aplique);
– Comprovante de residência atualizado;
– 03 Últimos comprovantes de renda, se CLT os 03 últimos contracheques/holerites;
– 06 Últimos extratos bancários, se autônomo.
Documentos para utilizar saldo do FGTS
– Cópia da Carteira de Trabalho (CTPS);
– Cópia da mais recente declaração de Imposto de Renda;
Documentos necessários para Pessoa Jurídica
Não é preciso ter uma grande empresa para adquirir um financiamento como Pessoa Jurídica, saiba que quem é Microempreendedor Individual (MEI) também pode!
– Documentos pessoais dos sócios (RG e CPF);
– Contrato e/ou Estatuto Social atualizado;
– Certidão de Regularidade do FGTS;
– Imposto de Renda completo/ DEFIS;
Comprovação de Renda
Atualmente, os modelos de trabalho vêm passando por diversas transformações, ou seja, há pessoas trabalhando em novas formas de trabalho e seguimentos.
Assim, a renda formal é considerada para aqueles que trabalham com carteira assinada, ganhando como pessoas físicas, e também os empresários ou autônomos que ganham como pessoas jurídicas.
No entanto, há também trabalhadores informais e aqueles que possuem renda de aluguel de outros imóveis.
Saber onde você se encaixa nesse aspecto é importante para o financiamento imobiliário, visto que esta informação impacta na comprovação de renda que as instituições financeiras utilizam para integrar seus processos de análise.
É através da comprovação de renda que os bancos identificam qual é o valor máximo de parcela que você pode pagar, sendo que, na prática, esse valor é 30% da renda que você comprovar.
Sugerimos sempre buscar o auxilio de um agente financeiro/correspondente imobiliário para lhe ajudar e tornar este processo o menos burocrático possível.
**Autora Convidada : Diulia Gama, Correspondente Imobiliário
Contato: 51 99513-9356 / @diuliagama_
___________________________
Em caso de dúvidas, procure um advogado especialista em direito imobiliário de sua confiança para entender seus direitos.
O advogado especialista conhece todos os detalhes técnicos da área imobiliária e tem segurança do que pode e não pode ser feito em cada caso.
Portanto, ele vai direto ao ponto e agiliza os procedimentos necessários.
PRECISA DE ASSESSORIA PARA COMPRAR, VENDER OU ALUGAR SEU IMÓVEL? TEM OUTRAS DÚVIDAS OU PRECISA DE MAIS DETALHES?
Agende sua consulta online e utilize os benefícios de nossos serviços para o seu caso clicando AQUI.
Para descobrir mais conteúdos siga meu perfil no Instagram: @simonegoncalves.com.br
Simone Gonçalves, Advogada Especialista em Direito Imobiliário e Condominial