Ao optar por comprar um imóvel na planta, você deve entender que vai comprar uma promessa, ou seja, que será construído um imóvel com o dinheiro que você e os demais compradores estão pagando.
Assim, ao comprar um imóvel na planta é você que estará financiando parte desta construção.
A compra de imóveis na planta trata-se de um investimento a longo prazo, sendo que o prazo de entrega varia muito, geralmente de 18 até 36 meses, dependendo do tipo do imóvel e das áreas de lazer.
Este tipo de compra envolve altos valores financeiros e uma série de riscos, o que deixa muita gente insegura.
No entanto, com alguns cuidados, este tipo de aquisição ainda é um negócio vantajoso!
IMÓVEIS FINANCIADOS PODEM SER RETOMADOS SEM DECISÃO JUDICIAL – Saiba mais aqui
9 Dicas para Comprar Imóvel na Planta com Segurança
DICA 1: Escolha seu perfil de Imóvel
Na escolha do imóvel deve-se considerar o período de construção até a data da entrega, pois situações diversas podem acontecer. Exemplo comum é aumentar a família.
DICA 2: Escolha a Construtora
Sempre procure por construtoras/incorporadoras de qualidade, busque informações junto ao PROCON e moradores de imóveis já entregues. desse modo, você verifica a idoneidade da empresa para, futuramente, não ter surpresas desagradáveis.
DICA 3: Documentos do Empreendimento
Examine com calma o memorial descritivo da obra, é nele que consta todas as informações do imóvel. Assim, vai saber a qualidade dos materiais e equipamentos utilizados, tamanho em m2, elevadores, azulejos, pias, metais, interfones, etc. Se for muito vago, desconfie!
DICA 4: Pesquise se o imóvel está hipotecado
É muito comum que o terreno seja hipotecado para uma instituição financeira a fim de garantir o pagamento da dívida realizada para executar a própria obra. Se o imóvel estiver hipotecado é necessário que se analise com cuidado como se dará a liberação!
DICA 5: Faça um arquivo
Guarde todo e qualquer documento e registro que forem feitos por escrito entre você e a construtora/incorpoadora/corretor. Por exemplo: anúncios do imóvel e emails, pois esse material servirá como prova em caso de problemas com a obra ou na entrega do imóvel.
Importante: tanto o material publicitário como o contrato deverão trazer o número do registro e a indicação do Cartório de Registro de Imóveis competente.
DICA 6: Atenção com as condições do seguro
O seguro contratado tem por finalidade proteger a construtora da inadimplência daquele que compra, bem como o comprador de possíveis irregularidades da construtora, ou seja, visa proteger ambas as partes. Importante: este ponto deve ser bem esclarecido, pois muitos contratos trazem apenas a construtora como beneficiária do seguro.
DICA 7: Tenha recursos suficientes para a aquisição do imóvel
Você precisa saber o valor exato que poderá dar como entrada e também saber o valor que poderá disponibilizar mensalmente para as parcelas, assim será mais fácil a negociação. Cuidado com as ofertas em que o valor da entrada e das parcelas é muito baixo, pois isso significa que na entrega das chaves o seu saldo devedor será muito alto. Importante: não esqueça também que haverá as parcelas “intermediárias”, bem como despesas de cartório e Imposto de Transmissão de Bens Imóveis – ITBI.
DICA 8: Visite a região do imóvel em diferentes horários
Antes de assinar o contrato você deve visitar a região do empreendimento em dias e horários diferentes. Através desta atitude, você poderá ter noção da rotina do bairro como: movimento, segurança, barulho, comércio, meios de transporte, vizinhança, etc.
DICA 9: Principais documentos para financiamento
Se você optar por realizar a compra através de financiamento, estes são os principais documentos: RG, CPF, comprovante de rendimentos, comprovante de endereço, comprovante de estado civil. Importante: para ter aprovação de financiamento é fundamental que seu nome esteja livre de restrições.
Todos esses cuidados, dentre outros, visam resguardar você de situações indesejáveis, mas que acontecem.
Atenção!
Sempre leia o contrato, cláusula por cláusula, com calma e atenção e, se possível, leve para um especialista analisar. Você deve conhecer todos os seus direitos e deveres como comprador e o contrato é a sua maior segurança.
Veja que com atitudes simples, você poderá evitar graves problemas no futuro!
Dica Bônus: Se toda a negociação fluir e a compra foi concretizada, é imprescindível que o contrato seja registrado no Registro de Imóveis competente, o mais rápido possível.
Assim, você estará resguardado contra terceiros e terá garantia de seus direitos como comprador.