Recuperação de Créditos: ajuda para empresas saírem do vermelho
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RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS: AJUDA EMPRESAS A SAÍREM DO VERMELHO

recuperação de créditos

Recuperação de créditos pode ser a solução para tirar empresas do vermelho. Afinal, nos dias de hoje, a inadimplência é um dos maiores problemas das empresas, independente de seu porte.

Desse modo, receber os créditos que são devidos por clientes inadimplentes, é de grande importância para saúde financeira da sua empresa.

Na maioria dos casos de inadimplência, o serviço já foi prestado ou o produto já foi repassado ao cliente da sua empresa, portanto, o equilíbrio do seu fluxo de caixa já foi atingido, ou seja, não receber seus créditos pode ser catastrófico para seu negócio.

Dessa forma, você poderá utilizar a recuperação de crédito como uma saída estratégica para salvar a saúde financeira da sua empresa.

Ainda, VEJA AQUI se sua empresa empresa utiliza o endereço eletrônico de forma estratégica!

Como recuperação de créditos pode ajudar sua empresa a sair do vermelho

De uma maneira geral, todos os negócios estão sujeitos a não receberem parte ou o todo de um crédito, seja a título de vendas realizadas ou serviços prestados.

No entanto, com a alta expansão do crédito também houve aumento nos atrasos de pagamentos e na taxa de inadimplência dos consumidores.

Logo, em meio a uma crise, sua empresa deve sempre buscar meios alternativos para trazer de volta a adimplência de clientes, deixando-os aptos a voltarem a consumir novamente.

Assim, a recuperação de crédito, usada de modo estratégico, tem como objetivo buscar o pagamento de créditos que se encontram vencidos ou em mora, de maneira amigável.

Porém, caso necessário, nada impede que a recuperação do crédito seja realizada pela via judicial, através do ajuizamento de demandas específicas para cada contrato inadimplido, neste caso, haverá despesas com os custos processuais, ou seja, é mais oneroso para sua empresa.

Assim, a via judicial é opção em casos que, após oferecidas alternativas de pagamento ao devedor, seja identificado que trata-se de inadimplente que “não quer”, “não tem qualquer intenção” pagar a dívida.

Na atualidade, a maioria das empresas ainda utiliza-se dos meios de cobranças tradicionais, ou seja, meios coercitivos.

Todavia, a recuperação de crédito é menos agressiva, uma vez que utiliza uma abordagem bem mais elaborada, buscando sempre negociações suaves e eficientes, o que resulta em altos índices de êxito neste tipo de solução.

Os motivos que levam a inadimplência dos clientes de uma empresa são muitos, e na maioria dos casos, o cliente tem vontade de quitar o débito.

Atenção: Cliente inadimplente, não é sinônimo de “cliente prejuízo”!

Recuperação de créditos e a conciliação de interesses

Ocorre que, a maioria das empresas não dispõe de pessoal ou departamento especializado para realizar uma boa conciliação de interesses entre o credor (empresa) e o seu devedor (cliente).

No entanto, quando a empresa realinha o endividamento dos seus clientes inadimplentes através da renegociação amigável das dívidas, além de manter um bom relacionamento com estes, traz um bom fôlego ao fluxo de caixa mensal.

Assim, uma solução amigável é sempre mais rápida e menos onerosa à empresa, uma vez que busca uma relação construtiva e não destrutiva entre credor e devedor!

Outrossim, o crédito que antes era tratado como “perdido” pelo seu setor financeiro, agora se tornará uma nova receita mensal e, consequentemente, saúde financeira para a sua empresa.

E, ainda, a empresa dará aos seus consumidores a oportunidade de começar um novo ciclo de relacionamento!

A solução amigável ajudará sua empresa a ser mais eficiente no processo de recuperação de créditos e retenção de clientes.

Recuperação de créditos e as alternativas de pagamento:

Desse modo, há várias alternativas de pagamento para o cliente devedor, sendo as principais:

  • Pagamento à Vista
  • Cheque
  • Cartão de Débito ou Crédito
  • Boleto para pagamento na rede bancaria e lotéricas
  • Transferências entre contas, dentre outros.

Como se vê, a inadimplência representa um risco para sua empresa, uma vez que é um recurso que fica retido com o cliente devedor, deixando de ser revertido para o seu fluxo de caixa.

Você, empresário, deve ter em mente que, para combater a inadimplência dentro da sua empresa, é necessário adotar uma nova cultura adaptada a realidade de cada cliente inadimplente.

Existem práticas que podem evitar prejuízos maiores à sua empresa, decorrentes do não recebimento dos bens, produtos ou serviços vendidos a crédito e uma delas é a recuperação de créditos.

Toda empresa deve possuir um setor eficaz de recuperação de créditos ou, caso não seja possível, terceirizar este serviço através de empresas especialistas nesta área.

Veja que, a inadimplência pode deixar a saúde financeira do negócio em grave abalo, já que causará enorme impacto no fluxo de caixa da sua empresa.

Assim, se a sua empresa tem créditos para receber e não consegue, a recuperação de créditos é uma alternativa de solução.

Ademais, é excelente o índice de sucesso nas soluções amigáveis junto aos consumidores inadimplentes, os quais, geralmente, têm a intenção de resolver suas pendências junto às empresas credoras.

Saia do vermelho transformando seus créditos inadimplidos em lucro para seu negócio!


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Simone GonçalvesAdvogada e Consultora especialista em Direito Imobiliário, Condominial e Bancário.

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