Conheça os serviços que estão livres de tarifas bancárias!
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Você é correntista? Saiba identificar os serviços que estão livres de tarifas bancárias – Pessoa Física

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No dias atuais, todas as instituições financeiras cobram de seus clientes as famosas “tarifas bancárias”.

Essas tarifas foram padronizadas pelo Banco Central, o qual determinou ser obrigação dos bancos esclarecer aos consumidores todos os serviços que lhe são cobrados, além de oferecerem pacotes que contenham os chamados serviços essenciais.

Assim, através de uma conta, apenas com os serviços essenciais, você terá todas as facilidades básicas oferecidas para qualquer outro tipo de conta, porém sem a cobrança de “tarifas bancárias”.

Na prática: Você tem direito a diversos serviços bancários sem pagar nada por isso!

Ainda, VEJA AQUI Como encerrar corretamente sua Conta Bancária!

CONHEÇA OS SERVIÇOS ISENTOS DE TARIFAS

A maioria dos correntistas não sabe do que se trata cada tarifa que lhe é cobrada.

Conforme determinou o Banco Central, os bancos não podem cobrar os seguintes serviços essenciais prestados a pessoas físicas:

 1) em Conta Corrente de depósito à vista:

– fornecimento de cartão com função débito;

– fornecimento de segunda via do cartão de débito, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;

– realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;

– realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet;

– fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos 30 dias por meio de guichê de caixa e/ou terminal de autoatendimento;

– realização de consultas mediante utilização da internet;

– fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas;

– compensação de cheques;

– fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o cliente reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, conforme a regulamentação em vigor e condições pactuadas; e

– prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

2) em Conta de Depósito de Poupança:

– fornecimento de cartão com função movimentação;

– fornecimento de segunda via do cartão, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista, decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;

– realização de até dois saques, por mês, em guichê de caixa ou em terminal de autoatendimento;

– realização de até duas transferências, por mês, para conta de depósitos de mesma titularidade;

– fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias;

– realização de consultas mediante utilização da internet;

– fornecimento, até 28 de fevereiro de cada ano, do extrato consolidado, discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas; e

– prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos.

Ainda, a realização de saques em terminais de autoatendimento em intervalo de até trinta minutos é considerada como um único evento.

Saiba mais sobre tarifas bancárias aqui!

Fique atento!

Caso não reconheça ou não entenda alguma tarifa, questione o seu gerente, pois se houver valores cobrados a mais o banco terá que devolver seu dinheiro, corrigido.

Importante: Você pode cancelar ou mudar a qualquer momento o pacote de serviços da sua conta, portanto, verifique quais os serviços que realmente utiliza, pois uma conta de serviços essenciais pode, perfeitamente, atender suas necessidades.

Entenda as tarifas que são cobradas no seu extrato, seu bolso agradece!

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