Novo Serasa Score: Entenda o impacto na sua vida financeira
27678
post-template-default,single,single-post,postid-27678,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Novo Serasa Score: Entenda o impacto na vida financeira dos Consumidores

novo serasa score

Novo Serasa Score? Mas qual é o objetivo do Serasa Score, afinal? Propiciar maior rapidez nas decisões bancárias bem como aperfeiçoar o controle na análise de crédito no sistema financeiro.

A crise econômica que vivemos, acentuada pela Pandemia da Covid-19, atingiu pessoas físicas e jurídicas de forma devastadora.

Assim, diante da diminuição nas receitas pessoais e empresariais, o momento tem exigido cada vez mais busca por liquidez.

Muitos ainda conseguem algum crédito junto a familiares e amigos, porém quem não tem esta alternativa terá que buscar junto a empresas, instituições financeiras e bancos.

Embora exista inúmeros anúncios de oferta de crédito, o risco de crédito continua tendo relação direta com a probabilidade do tomador não realizar o pagamento pactuado.

Conforme pesquisa realizada pela Boa Vista SCPC, em abri/20 ”52% dos consumidores brasileiros afirmam que não vão conseguir pagar as contas ou só vão poder arcar com parte delas nesse momento de pandemia”.

Logo, se você necessita buscar crédito no mercado, é importante ter afinidade com as ferramentas que impactam na concessão ou não do crédito solicitado.

Aprendendo o que é Serasa Score

Quando falamos em Score de Crédito, precisamos ter ciência que se trata de um sistema de pontuação (de 0 a 1.000 ptos), o qual é utilizado na análise de crédito por empresas, instituições financeiras e bancos.

Essa pontuação é atribuída a pessoas físicas ou jurídicas e tem como referência dados disponíveis na base de dados Serasa Experian.

Como a pontuação do Serasa Score examina diferentes fatores, ela é dinâmica, ou seja, pode variar de um dia para outro, pois isso sempre é calculada a cada consulta realizada.

Nem todas as empresas, instituições financeiras e bancos utilizam os mesmos fatores de avaliação, podendo utilizar outros conforme as necessidades do seu mercado.

Como se vê, o Serasa Score é uma importante ferramenta utilizada na análise de crédito, a fim de minimizar os riscos de negócios e concessões de crédito.

O impacto do Novo Serasa Score na vida financeira dos Consumidores

Com o passar do tempo, empresas, instituições financeiras e bancos tem intensificado o desenvolvimento sobre “gestão de riscos”.

E na busca por modelos de processos de apoio na tomada de decisões, realizações de negócios e concessão de crédito, atualmente, temos o Cadastro Positivo.

Este sistema reúne as informações sobre seus pagamentos já realizados e aqueles ainda em andamento. 

Conforme as inovações trazidas pela Lei Complementar166/19, conhecida com Lei do Cadastro Positivo, pessoas físicas e jurídicas participam do cadastro automaticamente, embora possam requerer a exclusão a qualquer tempo.

Situação esta que não ocorria antes da referida legislação, abril/19, quando somente era possível entrar no Cadastro Positivo por solicitação/autorização.

Cadastro Positivo e Serasa Score

O Cadastro Positivo veio agregar valor ao mercado de crédito, pois agora suas informações são mais significativas para a fórmula de pontuação do novo Serasa Score.

Logo, a união do Serasa Score com o Cadastro Positivo trouxe fundamental contribuição à análise de comportamento financeiro dos Consumidores.

Isso porque o cruzamento dos dados de inadimplência e dados positivos aumenta a precisão da pontuação, já que disponibiliza o histórico financeiro mais recente do Consumidor, o qual permanece sempre atualizado.

A análise continua utilizando pontos de 0 a 1.000, porém após a união dos sistemas é realizado novo cálculo, o qual considera mais de 200 variáveis influenciando diretamente na pontuação, por isso chamado de “Novo Serasa Score”.

Assim, com o uso das novas variáveis, os Consumidores tiveram alteração nas pontuações, para alguns aumentou, já para outros houve diminuição nos pontos.

Desse modo, é importante você conhecer cada variação da sua pontuação, pois só assim irá conseguir entender porque seu Score aumentou ou diminuiu.

O que o Novo Serasa Score leva em consideração?

Em resumo, o Novo Serasa Score leva em consideração: informações cadastrais, dados negativos (dívidas não pagas), dados positivos (dívidas honradas) e ainda informações sobre solicitações de crédito disponíveis na base de dados do Serasa, no momento da consulta.

É fato que a fórmula da pontuação mudou, no entanto, continua a máxima de que quanto mais próximo de 1.000 pontos, mais chances de ter crédito aprovado e/ou negociação.

Importante: conceder ou não o crédito é decisão de cada empresa, instituição ou banco, não depende do Serasa Score.

Como vimos, se você está em busca de crédito, ter boa pontuação junto ao Serasa Score é uma vantagem considerável em sua negociação!


Gostou do post? Ficou com dúvidas? Escreva para nós contato@simonegoncalves.com.br e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook e acompanhar nossas atualizações no Instagram.

Simone GonçalvesAdvogada e Consultora especialista em Direito Imobiliário, Condominial e Bancário.

simonegoncalves
contato@simonegoncalves.com.br

Comentários