5 Passos para Você Entender o que é e como funciona o Score de Crédito
17260
post-template-default,single,single-post,postid-17260,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

5 Passos para Você Entender o que é e como funciona o Score de Crédito

Atualmente, além de toda tecnologia já disponível estamos vivenciando inovações diárias, e com o crédito não é diferente!

É cada vez mais comum a utilização de mecanismos de inteligência artificial/cruzamento de dados, os quais interpretam bases de dados.

Dessa maneira, com as informações disponibilizadas, via sistema, são geradas hipóteses possíveis e, até algumas recomendações.

É de conhecimento de todos que as empresas e as instituições financeiras avaliam seus clientes de várias formas, visando identificar se os créditos disponibilizados serão pagos ou não.

E, dentre as informações que são avaliadas está o Score de Crédito!

Então, entenda como funciona o Score de Crédito em 5 passos:

– Passo 1: O que é Score de Crédito?

É notório que ao buscar um crédito no mercado, a empresa/instituição escolhida irá buscar informações do cliente através da chamada “análise de crédito”.

Esta “análise” nada mais é do que consultas a sistemas internos da própria empresa/instituição, bem como consultas a órgãos de proteção ao crédito e outros.

Atualmente as principais bases de dados buscadas são:

– SERASA Consumidor;

– Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito);

– CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques Sem Fundos );

– CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não quitados do Setor Público Federal ).

Logo, uma das principais avaliações realizadas é o Score de Crédito, também conhecido como “credit scoring” e “behavior scoring”, voltado às empresas que concedem crédito, como comércio, bancos, financeiras e outros.

É importante saber que o Score de Crédito é um sistema de pontuação atribuído aos consumidores, o qual avalia aquele que busca crédito, considerando suas características pessoais, como também as profissionais.

Atenção: Embora ainda exista muitas dúvidas, a pontuação para análise de um crédito, bem como os cadastros positivos de crédito, são legais!

– Passo 2: Como funciona o Score de Crédito?

O Score de Crédito é uma ferramenta que avalia o consumidor através da matemática, que considerando diversas variáveis lhe atribui “pontos”.

Através desses “pontos” é possível a empresa/instituição identificar a probabilidade de você se tornar um inadimplente.

Esta ferramenta foi criada objetivando auxiliar da forma mais precisa possível aquelas empresas que vendem produtos “a prazo” como empréstimos e financiamentos, por exemplo.

Um dos principais fatores de pontuação considerado nesta ferramenta é a pontualidade de pagamento tanto de boletos como faturas, bem como a utilização do limite da conta corrente e negativação do nome.

Assim, quanto maior sua pontuação no Score de Crédito, mais crédito será disponibilizado a você, e quanto mais baixa sua pontuação, menos crédito e até mesmo, nenhum crédito lhe será concedido.

– Passo 3: Onde consultar seu Score de Crédito

É possível você consultar seu Score de Crédito, gratuitamente, e saber qual sua pontuação atual.

Você pode acessar sua pontuação através do Serasa Consumidor e, também, do Boa Vista SCPC, dois dos principais banco de dados do Brasil.

*Consulte seu Score Aqui SERASA Consumidor e Boa Vista SCPC.

Cuidado com os fatores que fazem sua pontuação baixar, dentre eles o superendividamento, atraso de pagamentos e inscrição em órgãos de proteção ao crédito.

Fique atento a sua vida financeira, pois você pode buscar o aumento do seu Score de Crédito a qualquer momento!

– Passo 4: Como aumentar seu Score de Crédito

É notório que a utilização de “crédito” de forma consciente evita o superendividamento de qualquer pessoa.

Porém, aumentar sua pontuação no Score de Crédito não é certeza da liberação de novos créditos, pois esta concessão será uma decisão da empresa/instituição, podendo esta negar o crédito solicitado.

Importante: a pontuação do Score de Crédito varia de 0 a 1000, valor este que indica o nível de confiabilidade do consumidor, bem como sua situação quanto ao pagamento em dia de suas contas.

Saiba que independente da sua pontuação atual, ela não é definitiva, pois sempre irá variar de acordo com o histórico dos seus pagamentos e outras informações contidas em seu cadastro.

– Passo 5: Qual a melhor pontuação no Score de Crédito para conseguir crédito?

Na prática não existe uma pontuação “x” que garanta a aprovação do seu crédito, pois é a empresa/instituição que decide conceder ou não.

Veja que a ferramenta é utilizada apenas como um “parâmetro” para aprovação ou reprovação de crédito.

Desse modo, após acessar seu histórico e pontuação cabe a cada empresa/instituição decidir o risco da operação.

Como vimos neste artigo, o Score de Crédito é apenas uma ferramenta que mede se você é um bom pagador ou não, ou seja é seu “currículo financeiro”!

Portanto, ter um bom Score de Crédito não garantirá aprovação imediata do crédito solicitado.

As empresas/instituições tem critérios próprios de análise e podem até nem consultar a ferramenta ao analisar o risco de um crédito.

Enfim, o Score de Crédito é uma “avaliação” do seu histórico de pagamentos, a qual permite identificar a sua probabilidade de inadimplência, tanto para a concessão de crédito, quanto para a manutenção deste.

Desse modo, é preciso ficar atento para os fatores que diminuem sua pontuação, como por exemplo, fizer muitas operações de crédito, pois grande quantidade de crédito faz com que sua pontuação diminua.

Portanto, quanto mais vezes o seu Score de Crédito for consultado por empresas/instituições em um curto período de tempo mais a sua pontuação vai baixar.

Cuide da sua vida financeira!

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais!

E, cadastre-se em nosso blog para receber gratuitamente conteúdos e atualizações.

simonegoncalves
contato@simonegoncalves.com.br

Comentários