Sua empresa utiliza o endereço eletrônico de forma estratégica?
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Sua empresa utiliza o endereço eletrônico de forma estratégia?

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Atualmente, a internet é usada como um dos principais meios de comunicação.

A cada instante somos notificados sobre vários tipos de ações, além de trocarmos informações de forma instantânea.

Porém, no mundo dos negócios, diversas micro e pequenas empresas ainda não se ajustaram ao mundo digital.

A internet amplia a exposição de produtos e serviços ao permitir que consumidores de todo o mundo conheçam o negócio, ou seja, é uma poderosa ferramenta de marketing!

Desse modo, para uma empresa ser encontrada é necessário que tenha um site atrativo, já que ele será a vitrine do negócio no mundo online.

Muitos empresários que já utilizam a internet para auxiliar a divulgação de seus produtos e serviços fazem por meio de um ambiente virtual próprio, o qual é acessado através de um endereço eletrônico.

Portanto, as empresas que buscam ter forte presença online precisam registrar um bom “domínio” na internet como estratégia de publicidade.

Mas o que é um “domínio” na Internet?

O “domínio” é como uma “marca”, utilizado para encontrar e identificar produtos e serviços disponibilizados por pessoas físicas e jurídicas na internet.

Nos dias atuais, é quase impossível abrir ou manter uma empresa, de forma competitiva no mercado, sem que esta tenha uma “página” na rede.

O objetivo da criação de “domínios” foi ajudar a memorizar endereços na internet, pois substitui o número do IP, que veicula informações armazenadas por um provedor.

Assim, como o número do IP é uma sequência numérica longa (12 dígitos), sua identificação foi substituída pelo nome que o usuário registra na internet, ou seja, o “domínio”.

Portanto, o “domínio” na internet é o nome que compõe o endereço do seu site. Ex: www.simonegoncalves.com.br

Cada “domínio” é único, pois é utilizado para encaminhar o internauta ao conteúdo fornecido por aquele endereço específico.

Desse modo, a partir do registro, o nome do “domínio” passa a integrar ao patrimônio da empresa como bem incorpóreo para todos os fins de direito.

SUA EMPRESA TEM UM “DOMÍNIO” ESTRATÉGICO NA INTERNET?

jogo xadrez

Na hora de escolher um “domínio” para a empresa, Empresários e Empreendedores devem atentar para que o nome escolhido represente o objetivo do seu negócio.

Escolher um “domínio” não é tarefa fácil, exige tempo e dedicação, já que seu intuito deve ser aumentar a potencialidade da empresa junto a novos mercados, e, consequentemente, aumentar o número de clientes.

Existem “domínios” que apresentam tamanho fascínio nos internautas, que são vendidos por fortunas.

Veja o exemplo do domínio “SEX.COM”, que foi vendido por US$ 12 milhões em 2006 e com a falência da empresa que comprou, foi novamente negociado em 2010, porém por US$ 13 milhões, estabelecendo-se como o mais caro da história até o momento deste artigo.

Registrando o “domínio” de sua empresa…

Após a escolha do “domínio”, o próximo passo será então o seu registro!

Trata-se de um procedimento relativamente simples.

A principal formalidade a ser observada é que não exista outro nome de “domínio” igual.

Assim, se você escolher um “domínio” nacional, seu registro será efetuado através do órgão que regulamenta o “BR”, qual seja, “registro.br” que é o departamento do “NIC.br” responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de “domínios” que usam este sufixo.

Isso porque é este sufixo “BR” que indicará que seu site é brasileiro.

Na referida página você poderá registrar o “domínio” escolhido em qualquer uma das categorias disponibilizadas, quais sejam, .com.br, .eco.br, .net.br, etc.

Os documentos necessários serão apenas o CPF ou CNPJ, os quais devem estar regulares junto à Receita Federal.

Já se você preferir um “domínio” internacional, terá que escolher entre as empresas particulares que oferecem o serviço de registro, pois os domínios internacionais são aqueles que não possuem sufixo de referência a países. Ex: .com .net .org .info, entre outros.

 Veja que o registro de um “domínio” é similar a aquisição uma marca ou patente. Saiba mais aqui

Quando você realiza o registro do seu “domínio”, você se torna o proprietário do nome escolhido pelo período de um ano ou mais. Este período poderá ser renovado quantas vezes desejar.

Por isso, fique sempre atento a preferência nos períodos da renovação!

Saiba que o processo de liberação objetiva disponibilizar “domínios” removidos por falta de renovação, cancelamento ou irregularidades no cadastro do seu titular.

Atualmente, este processo é realizado 3 vezes ao ano, pelo período de 15 dias.

Portanto, se você tem um negócio, garantir a segurança jurídica deste deverá ser um dos investimentos da sua empresa, evitando assim problemas e prejuízos futuros.

Desse modo, em termos de “marca” é necessário fazer apenas duas coisas, quais sejam, registrar a sua marca no INPI e registrar um “domínio” na internet com o nome escolhido para sua empresa.

Vivemos a era digital, ou seja, num verdadeiro mundo online, o qual caminha a passos lentos em direção ao reconhecimento dos limites das leis humanas.

A cada instante milhões de pessoas criam e absorvem uma incalculável variedade e quantidade de conteúdo digital.

Logo, quanto mais negócios e empresas se tornarem digitais, maior deverá ser os cuidados com o registro de marcas e “domínios”!

Entenda na prática…

Quando você contrata um serviço para obter nome de site na internet, este serviço terá tempo determinado, por isso é necessário realizar sua renovação, assim, na prática, você estará “alugando” aquele nome.

Essa é a razão pela qual você deverá sempre manter agendado o período de renovação do seu contrato, assim evitará problemas futuros, pois sem renovação, o “domínio” é liberado e fica disponível para ser adquirido por qualquer outra pessoa.

O padrão deste tipo de contrato é anual, bastando o pagamento para que ele seja automaticamente renovado.

Portanto, não importa o tamanho da sua empresa, pois, nos dias atuais, para ter competitividade no mercado, ela precisa marcar presença no mundo online.

Registre seu “domínio”!

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simonegoncalves
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