Entenda a diferença entre TED e DOC e qual Operação escolher
17381
post-template-default,single,single-post,postid-17381,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Entenda a diferença entre TED e DOC e qual Operação escolher

Atualmente, a maioria dos bancos faz operações de TED e DOC em suas agências físicas ou via internet banking, caixas eletrônicos e aplicativo da própria instituição.

Estes são serviços bancários que tem por objetivo transferir dinheiro entre contas de bancos diferentes.

Porém, existem mais opções como os cheques, saques em espécie para após depositar em outra conta ou então utilizar-se dos cheques administrativos.

Para escolher entre fazer uma TED ou um DOC você precisará avaliar a urgência da operação, bem como saber o custo do serviço no seu banco.

Então, entenda a diferença entre TED e DOC e qual operação escolher:

Já sabemos que as operações bancárias TED e DOC são utilizadas para transferir dinheiro, porém muitas pessoas tem dificuldades quando precisam efetivar suas transações.

Embora aparente ser complicado, este tipo de operação é bem simples e fácil de ser realizada. Vejamos:

– O que é TED:

TED trata-se de Transferência Eletrônica Disponível, ou seja, transação bancária de forma automática.

Assim, o valor que foi transferido por uma TED entra na hora na conta do favorecido, uma vez que realizada dentro do horário limite e em dia útil.

Atualmente, conforme a Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN, é possível realizar TED de qualquer valor, não existindo mais limite máximo para a emissão desta transferência.

Porém, é preciso atentar para as políticas internas de cada banco, as quais, muitas vezes, trazem limites para suas operações, bem como se há  disponibilização do serviço de TED pelo Internet Banking.

– O que é DOC:

DOC refere-se a Documento de Crédito, desse modo, tem limite de valor para a realização da transferência bancária, atualmente limitado em R$ 4.999,99.

Apesar do valor deste tipo de transferência ser debitado de imediato da conta do correntista, somente será disponibilizado na conta do favorecido 1 dia após a operação, devendo considerar apenas dias úteis.

Esta operação pode ser realizada por pessoas físicas e jurídicas, independente de tratar-se de contas de mesma titularidade ou titularidade diferente.

As transferências de valores entre contas estão cada vez mais populares, porém, nos dias atuais, o DOC tem cada vez mais perdido espaço para a TED.

Assim, na prática, ambas operações visam transferir valores, porém a diferença está no tempo de disponibilização dos valores na conta do favorecido.

Desse modo, apesar de semelhantes, são operação distintas!

E qual o custos de cada operação?

Sendo que não há taxas definidas pelo Banco Central do Brasil – BACEN, os bancos tem liberdade para cobrar tarifas bancárias conforme sua política interna.

Porém há no mercado pacotes que muitas vezes não cobram por esses serviços, podendo o realizar quantas transferências quiser.

Logo, é importante você conhecer o pacote de tarifas que utiliza, podendo trocar como bem lhe convir.

No entanto, pouquíssimos bancos cobram pela TED, e, modernamente, ainda há a opção dos bancos digitais que trazem a proposta de tarifa “zero”.

Como vimos, entender como funciona as operações TED e DOC pode lhe gerar economia de tempo e dinheiro.

Ademais, estas operações são mais seguras, principalmente, quando é preciso lidar com valores altos. 

Logo, em razão da segurança, são necessários alguns dados importantes para que a transferência seja realizada com sucesso.

Por isso, antes de iniciar sua operação tenha disponível principalmente o número da agência e da conta.

Como foi possível observar, cada tipo de transferência, TED ou DOC, tem suas especificidades e suas vantagens.

Por esse motivo, antes de escolher sua operação é bom avaliar os diferenciais oferecidos por cada banco.

Assim, agora que já sabe a diferença entre TED e DOC, é só escolher a operação  que melhor atende o seu caso.

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais!

E, cadastre-se em nosso blog para receber gratuitamente conteúdos e atualizações.

simonegoncalves
contato@simonegoncalves.com.br

Comentários