Saiba como encerrar corretamente sua conta bancária
16932
post-template-default,single,single-post,postid-16932,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Saiba como encerrar corretamente sua conta bancária

Abrir uma conta bancária é um processo que exige a entrega de documentos e a comprovação de diversos dados. Com o encerramento, não é diferente.

A maioria dos consumidores bancários não conhece os procedimentos corretos para o encerramento da sua conta bancária, sendo que muitos acreditam que para encerrar uma conta basta zerar seu saldo e não utilizá-la mais.

Ocorre que, o fato de deixar uma conta bancária “inativa”, não isenta o consumidor do pagamento das tarifas de manutenção da respectiva conta, ou seja, o abandono de uma conta bancária pode gerar cobranças que se transformam em uma bola de neve com o passar dos meses.

O pedido de encerramento pode ser realizado a qualquer momento, mas para tanto se deve observar alguns requisitos, a fim de que não ocorra surpresas desagradáveis e prejuízos futuros.

Ainda, VEJA AQUI como Cancelar seu Débito Automático de forma Segura!

Saiba como encerrar corretamente sua conta bancária

O processo de encerramento de uma conta bancária não é complicado, mas é importante conhecer algumas informações.

A melhor maneira de fazer a solicitação de encerramento de sua conta bancária é você fazer um pedido escrito, em duas vias, assinado e autenticado em cartório, e após levar até seu banco, entregar ao gerente, requerendo o protocolo de recebimento.

Dica: Neste pedido é imprescindível constar seus dados pessoais e dados da conta que deseja encerrar.

No momento do protocolo do seu pedido no banco, poderá haver resistência do seu gerente, pois o banco estará perdendo um cliente e isso não é interessante, assim, se o seu desejo é realmente encerrar sua conta, você deve ser firme em sua posição.

Mas, antes de solicitar o encerramento de sua conta bancária, você deve tomar algumas providências:

– Cancele seus débitos automáticos

– Verifique a existência de cheques a serem compensados, pois caso um cheque seja apresentado após o encerramento, seu nome pode ser incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos – CCF pelo motivo 13 (conta encerrada)

– Devolva ao banco os cheques que ainda estejam em seu poder

– Se tiver investimentos atrelados à conta, como fundos de investimentos, pode ser que seja necessário resgatá-los

– No caso de aplicações em previdência privada, veja se é possível realizar novas contribuições via boleto bancário ou, se preferir, poderá fazer portabilidade destes recursos para outra instituição financeira

– Se você participa do programa de relacionamento do banco, não se esqueça de trocar pontos/bônus por prêmios. Provavelmente, ao encerrar a conta, estes serão perdidos.

Minha conta bancária tem débitos, mesmo assim posso encerrá-la?

Você não conseguirá realizar o encerramento caso existam débitos pendentes.

Desse modo, toda e qualquer dívida ou obrigação de pagamento que você tenha com seu banco deverá ser quitada para que a conta possa ser encerrada.

Se você possui empréstimos com débito em conta, tem dívidas com o cheque especial ou contas agendadas, é preciso que o saldo seja suficiente para cobrir as pendências.

Dica: se você tem dívida de financiamento, empréstimo ou cartão de crédito é possível verificar a possibilidade de pagamento via boleto bancário, débito em outra conta bancária ou realizar portabilidade para outra instituição financeira.

O contrato de abertura de conta bancária é um contrato voluntário e por tempo indeterminado, assim, a respectiva conta bancária pode ser encerrada por qualquer uma das partes envolvidas (banco ou consumidor).

Após você realizar o pedido “formal” para encerramento de sua conta bancária, o banco deverá informar a data do efetivo encerramento da conta, por correspondência ou por meio eletrônico.

Atenção! O banco deve informar ao cliente que as tarifas continuam sendo cobradas, quando a conta completar 90 dias sem movimentação, podendo a conta ser encerrada após um período de 6 (seis) meses de inatividade, mas não é um dever do banco.

Como se vê, encerrar uma conta bancária não é um procedimento complicado, encerre corretamente sua conta, evitando assim problemas futuros!

Se seguir as dicas sugeridas neste artigo, você não terá problemas para encerrar corretamente sua conta bancária.

Gostou? Então, cadastre-se em nosso blog para receber gratuitamente conteúdos e atualizações.

Deixe seu comentário e compartilhe o artigo nas suas redes sociais!

simonegoncalves
contato@simonegoncalves.com.br

Comentários