Conta bancária: saiba como encerrar corretamente a sua
16932
post-template-default,single,single-post,postid-16932,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-theme-ver-9.2,wpb-js-composer js-comp-ver-4.3.5,vc_responsive

Saiba como encerrar corretamente sua conta bancária

conta bancária

Abrir uma conta bancária é um processo que exige a entrega de documentos e a comprovação de diversos dados. Com o encerramento, não é diferente.

A maioria dos consumidores bancários não conhece os procedimentos corretos para o encerramento da sua conta bancária, sendo que muitos acreditam que para encerrar uma conta basta zerar seu saldo e não utilizá-la mais.

Ocorre que, o fato de deixar uma conta bancária “inativa”, não isenta o consumidor do pagamento das tarifas de manutenção da respectiva conta, ou seja, o abandono de uma conta bancária pode gerar cobranças que se transformam em uma bola de neve com o passar dos meses.

O pedido de encerramento pode ser realizado a qualquer momento, mas para tanto se deve observar alguns requisitos, a fim de que não ocorra surpresas desagradáveis e prejuízos futuros.

Ainda, VEJA AQUI como Cancelar seu Débito Automático de forma Segura!

Saiba como encerrar corretamente sua conta bancária

O processo de encerramento de uma conta bancária não é complicado, mas é importante conhecer algumas informações.

A melhor maneira de fazer a solicitação de encerramento de sua conta bancária é você fazer um pedido escrito, em duas vias, assinado e autenticado em cartório, e após levar até seu banco, entregar ao gerente, requerendo o protocolo de recebimento.

Dica: Neste pedido é imprescindível constar seus dados pessoais e dados da conta que deseja encerrar.

No momento do protocolo do seu pedido no banco, poderá haver resistência do seu gerente, pois o banco estará perdendo um cliente e isso não é interessante, assim, se o seu desejo é realmente encerrar sua conta, você deve ser firme em sua posição.

Algumas providências

Mas, antes de solicitar o encerramento de sua conta bancária, você deve tomar algumas providências:

  • Cancele seus débitos automáticos
  • Verifique a existência de cheques a serem compensados, pois caso um cheque seja apresentado após o encerramento, seu nome pode ser incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos – CCF pelo motivo 13 (conta encerrada)
  • Devolva ao banco os cheques que ainda estejam em seu poder
  • Se tiver investimentos atrelados à conta, como fundos de investimentos, pode ser que seja necessário resgatá-los
  • No caso de aplicações em previdência privada, veja se é possível realizar novas contribuições via boleto bancário ou, se preferir, poderá fazer portabilidade destes recursos para outra instituição financeira
  • Se você participa do programa de relacionamento do banco, não se esqueça de trocar pontos/bônus por prêmios. Provavelmente, ao encerrar a conta, estes serão perdidos.

Minha conta bancária tem débitos, mesmo assim posso encerrá-la?

Você não conseguirá realizar o encerramento caso existam débitos pendentes.

Desse modo, toda e qualquer dívida ou obrigação de pagamento que você tenha com seu banco deverá ser quitada para que a conta possa ser encerrada.

Se você possui empréstimos com débito em conta, tem dívidas com o cheque especial ou contas agendadas, é preciso que o saldo seja suficiente para cobrir as pendências.

Dica: se você tem dívida de financiamento, empréstimo ou cartão de crédito é possível verificar a possibilidade de pagamento via boleto bancário, débito em outra conta bancária ou realizar portabilidade para outra instituição financeira.

O contrato de abertura de conta bancária é um contrato voluntário e por tempo indeterminado, assim, a respectiva conta bancária pode ser encerrada por qualquer uma das partes envolvidas (banco ou consumidor).

Após você realizar o pedido “formal” para encerramento de sua conta bancária, o banco deverá informar a data do efetivo encerramento da conta, por correspondência ou por meio eletrônico.

Atenção!

O banco deve informar ao cliente que as tarifas continuam sendo cobradas, quando a conta completar 90 dias sem movimentação, podendo a conta ser encerrada após um período de 6 (seis) meses de inatividade, mas não é um dever do banco.

Como se vê, encerrar uma conta bancária não é um procedimento complicado, encerre corretamente sua conta, evitando assim problemas futuros!

Se seguir as dicas sugeridas neste artigo, você não terá problemas para encerrar corretamente sua conta bancária.


Gostou do post? Ficou com dúvidas? Escreva para nós contato@simonegoncalves.com.br e aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook e acompanhar nossas atualizações no Instagram.

Simone GonçalvesAdvogada e Consultora especialista em Direito Imobiliário, Condominial e Bancário.

simonegoncalves
contato@simonegoncalves.com.br

Comentários